Macaquinho no Brincapé – No recreio – Sessão 5

Hoje estivemos na JI/EB1 do Castelo no intervalo da hora do almoço com cerca de mais de 100 crianças. As casinhas, as vendas, as cozinhas. “Qual é a regra para entrar nesta brincadeira?”- pergunta o brinconauta. “É que esta menina quer entrar e não sabe como”. “Ela tem que dar 5 voltas à árvore para poder entrar nesta brincadeira”- responde a menina-que-diz-mandar-na-brincadeira. As regras criam-se, desfazem-se, inventam-se, mudam consoante quem está na moldura da brincadeira. “É uma guerra e eles estão a perder”.”Eu antes estava a roubar e agora estou a ser roubado”.”Não chores, eu vou lá roubar de volta as tuas coisas”. “Ela é do 1ºano e não pode mandar mais do que eu que sou do 4ºano”. Identidade, hierarquias, teste aos limites, teste às alianças. Um grande desafio ler e interpretar todos estes sinais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s