Macaquinho no Brincapé – Incubadoras do brincar no espaço público

Nos meses de Primavera, mesmo antes do calor tórrido do Verão, o Macaquinho levou a tralha para o espaço público, nomeadamente para os seguintes lugares do centro histórico de Lisboa: Jardim Botto Machado, Praça António Sardinha, Largo da Achada, Parque Natália Correia.

As primeiras sessões foram com algumas turmas das escolas EB1 de Santa Clara, EB1 do Castelo e EB1 Arq. Victor Palla. Estas horas de brincadeira foram acompanhadas pelas/os professoras/es titulares e combinavam o objectivo de dar a conhecer às crianças um espaço para brincar perto da escola e de potenciar os universos de brincadeira desse espaço com os materiais soltos (tralha).

Após as sessões com as turmas, iniciámos um ciclo de Incubadoras do Brincar para toda a comunidade, que variaram entre as manhãs e tardes de sábado e domingo. A grande mistura de famílias, idades e contextos permitiu uma grande variedade de dinâmicas e exploração dos materiais. Casas, restaurantes, concertos, churrascos e até mesmo comida verdadeira de uma festa de aniversário que se cruzou com a hora de uma das sessões. Digam lá que um pouco de realismo não melhora a brincadeira!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s